12 de mar. de 2012

Um pouco mais sobre o grêmio estudantil



O grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos seus estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais.
O grêmio é o órgão máximo da representação dos estudantes da escola. Atuando nela, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na pratica.
 A Secretaria da Educação  entende que toda representação estudantil deve ser estimulada, pois ela aponta um caminho para a democratização da escola. O grêmio nas escolas públicas deve ser estimulado pelos gestores da escola, tendo em vista que ele é um apoio da direção numa gestão colegiada.
 Os grêmios estudantis compõem uma das mais duradouras tradições da nossa juventude. Pode se afirmar que no Brasil, com o surgimento dos grandes estabelecimentos de ensino secundário, nasceram também os grêmios estudantis  que cumpriram sempre um importante papel na formação e no desenvolvimento educacional,cultural e esportivo da nossa juventude, organizando debates, apresentações teatrais, festivais de musica, torneios esportivos e outras festividades.
As atividades dos grêmios estudantis representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural, e política. Assim os grêmios contribuem, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional de grande parcela da nossa juventude.
O regime instaurado com  o golpe militar de 1964 foi, entretanto, perverso com a juventude, promulgando leis que cercearam a livre organização dos estudantes e impediram as atividades dos grêmios. Mas a juventude brasileira não aceitou passivamente essas  imposições .
Em muitas escolas, contrariando as leis vigentes e correndo grandes riscos, mantiveram as atividades do grêmio livres, que acabaram  por se tornar importante s núcleos democráticos de resistência a ditadura. Com redemocratização brasileira, as entidades estudantis voltaram a ser livres, legais, ganhando reconhecimento de seu importante papel na formação da nossa juventude. Em 1985, por  ato do poder legislativo o funcionamento dos grêmios estudantis ficou assegurado pela Lei n. 7.398 como entidades autônomas de representação dos estudantes .
                                                                                          (Autor desconhecido)

Da Vice-Presidente, Bianca Iank.

3 comentários:

  1. Acho super interessante o gremio estudantil.... vcs como alunos... sabem o que acontecem... tentam nos informar... sobre tudo que está acontecendo... e o que vai acontecer... acho super legal !!! Mas desculpa awe acho que a Chapa quente tambem merecia ter ganhado !! Mas parabéns pela vitória e espero que não nos decpicione!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Exatamente, nós temos muitas ideias para realizar e, à medida que vamos conseguindo colocá-las em prática, vamos postando aqui para os alunos terem acesso à elas, já que essa aproximação é, realmente, importante.
    Com relação à Chapa Quente, mesmo com um desentendimento ou outro no dia do discurso e alguns dias depois, eles demonstraram, com os seus 228 votos, que também mereciam ter ganho sim. Mas, que bom que nós ganhamos, não é?! rs.
    Não iremos decepcionar, não. Aguardem... nossas mentes estão cheias de ideias e vontade de colocá-las em prática, é o que não falta!
    Continue comentando...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. meu vocês são de mais

    ResponderExcluir